Saiba quais as principais vantagens da energia solar

No Brasil, a utilização de energia solar fotovoltaica tem aumentado cada vez mais. Isso ocorre por diversos motivos. Há uma preocupação constante com o meio ambiente, com a escassez de algumas fontes não renováveis e com a economia que a energia solar pode gerar.
A modernização tecnológica e a criação da resolução normativa 482 (falaremos dela logo mais) possibilitou a disseminação do uso da energia solar em vários ambientes, inclusive o residencial.
Hoje em dia, a maioria das famílias tem acesso aos equipamentos que permitem o uso dessa fonte de energia. Pensando nessa temática, listamos as principais vantagens para que as famílias utilizem energia solar fotovoltaica em suas casas. Confira:

1 – Incentivos governamentais

O governo tem incentivado muito o uso dessas fontes de energia, seja por meio de subsídios à indústria que produz os equipamentos para sua geração, seja por meio da regulamentação de seu uso. Essa regulamentação (Resolução nº 482, de 2012) foi elaborada recentemente pela ANEEL, agência que controla e regula o sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil. Ela é a responsável pela concessão de créditos de energia para microgeradores (geração de pequeno porte disponível na rede de distribuição).

2 – Sustentabilidade ambiental

Essa é a principal vantagem da energia solar fotovoltaica como fonte energética. Primeiramente, ela reduz a utilização de outras fontes de energia, como a elétrica e o gás. É importante notar que algumas dessas fontes de energia substituídas não são renováveis, o que significa que haverá sua escassez no futuro. A energia solar é abundante e pode ser encontrada com facilidade e regularidade em todo o país. Além disso, seu impacto sobre o meio ambiente é baixíssimo. Não há emissão de resíduos poluentes, nem apresenta riscos à saúde de sua família.

3 – Economia de recursos

A economia de recursos está relacionada não apenas aos recursos ambientais (gás natural, petróleo, eletricidade), mas também à diminuição dos custos com despesa elétrica. O investimento inicial na compra de equipamentos para captura de energia solar é rapidamente coberto por meio da economia gerada no futuro, além de que os custos de manutenção são bastante baixos.
É interessante ressaltar que a vida útil dos painéis é de 25 anos, o que representa um investimento muito valioso e duradouro. Em termos financeiros, há também a valorização dos imóveis em que são feitas essas instalações (prédios e casas), pois o mercado imobiliário também percebe a importância e a demanda por esse tipo de imóvel hoje em dia.

4 – Facilidade de instalação

A instalação de sistemas de captura disponibilização de energia solar fotovoltaica é fácil e rápida, por isso chamada plug-and-play (conectar e utilizar, em inglês). Sua instalação interfere muito pouco no sistema elétrico já existente no imóvel, além de servir de acordo com as necessidades de sua família. Como o sistema é modular, pode-se instalar um número X de painéis e, caso necessário, mais painéis poderão ser instalados no futuro sem grandes dificuldades.
Se você ficou interessado não deixe de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Incentive você também os modelos de vida mais sustentável!

RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.epengenharia.com/saiba-as-principais-vantagens-da-energia-solar/
Twitter
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Instagram

blog

Comentários

1
×
Olá, tudo bem!
Em que podemos ajudar?