Torneira do chuveiro dando choque – Problema elétrico?

fase-neutro-terraMinha esposa um dia reclamou comigo que toda vez que ela fazia as unhas, retirava as cutículas e ia tomar banho ela tomava um choque ao tentar ligar o chuveiro ou quando ia regular a quantidade de água que fluía. Fui averiguar o chuveiro e percebi que o mesmo não estava aterrado.

Isso não acontece apenas com as mulheres que fazem unha e retiram as cutículas mas com qualquer pessoa que tenha uma baixa resistência elétrica e que possua um chuveiro sem aterramento.

Dentro do chuveiro existem uma resistência que recebe uma tensão elétrica para que com a passagem de elétrons ocorra aquecimento da água. A água dentro do chuveiro está em contato direto com esta corrente elétrica fluindo na resistência. Á água pura não é condutor elétrico, mas em compensação a água mineral ou que contenha sais minerais é um ótimo condutor de eletricidade. Acontece que na natureza não existe água 100% pura, ela sempre terá sais mineiras, e por esse motivo praticamente toda água é um bom condutor elétrico.

Uma parte da corrente elétrica que flui pela resistência do chuveiro acaba escapando para a água, e essa corrente flui por todo o cano do chuveiro, caso a torneira de seu chuveiro seja metálica (a maioria é de alumínio ou ferro cromatizado), essa torneira poderá sim estar energizada. Esta corrente elétrica que foge da resistência do chuveiro é muito pequena e muitas vezes ela não consegue vencer a resistência da pele para ocasionar um choque elétrico, mas quando a resistência do corpo abaixa, no caso do banho devido ao corpo estar molhado e outros fatores como as mulheres que tiram a cutícula ao fazer a unha, ocorrera um choque elétrico de pouca intensidade mas incomodo muitas vezes.

Resolvendo o problema:

Seu corpo trabalhará como um sistema de aterramento, mas esse efeito só ocorrerá em instalações elétricas em que o chuveiro não esteja aterrado. Neste caso para resolver o problema deve-se primeiramente ligar o cabo de terra do seu chuveiro no sistema de aterramento de sua residência. Caso não haja sistema de aterramento (as casas mais velhas não costuma ter sistema de aterramento), pode-se ligar o terra do  chuveiro no cabo de neutro do chuveiro caso ele seja 127V, pois aqui em Minas Gerais o neutro da concessionária CEMIG é aterrado, funcionando assim como um sistema de aterramento.

Não é recomendado no entanto que todos os seus equipamentos sejam aterrado no neutro da CEMIG, a melhor opção para a resolução é construir um sistema adequado de aterramento para sua casa. Neste caso consulte um técnico e eletricista com experiencia em sistemas de aterramento. O sistema de aterramento é uma defesa para os usuários da instalação, sendo uma grande aliado da segurança em eletricidade.

Fonte: mundodaeletrica.com.br
RSS
Follow by Email
Facebook
Google+
http://www.epengenharia.com/torneira-do-chuveiro-dando-choque-problema-eletrico/
Twitter
YouTube
Pinterest
LinkedIn
Instagram

blog

Comentários

1
Olá, tudo bem!
Em que podemos ajudar?
Powered by