Estação de metrô contará com estação de energia solar em Fortaleza

Estação de metrô contará com estação de energia solar em Fortaleza

A estação Juscelino Kubitschek, no Bairro Demócrito Rocha, é o primeiro equipamento do Ceará a receber as placas fotovoltaicas.

O Metropolitano (ou Metrô) de Fortaleza, o MetrôFor, informou em comunicado que a Estação Juscelino Kubitschek será uma das primeiras unidades a contar com placas de geração de energia solar.

De acordo com a nota da operadora, a instalação entrou recentemente em fase de conclusão, onde a empresa deverá obter autorização da Enel para operar com o sistema e realizar seus últimos testes antes da inauguração. Todos os equipamentos envolvidos já estão instalados.

A energia solar gerada por esse sistema será transferida para a rede elétrica da Capital, logo sendo revertida para o Metrô como crédito em produção elétrica. Outro ponto que também contará com energia solar em breve é a Estação Padre Cícero, e com isso, estimasse que a energia solar gerada em ambas as estações seja suficiente para cobrir a demanda elétrica de mais quatro estações da Linha Sul.

“O Metrô, por ser um sistema eletrificado, já contribui de forma efetiva para redução de emissão de poluentes. A partir dessa iniciativa para geração de energia solar, buscamos consolidar nosso compromisso com uma agenda de serviços comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, explicou o diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Igor Ponte.

A Estação Padre Cícero será a segunda unidade do MetrôFor que contará com energia solar. Lá estão sendo realizados os preparativos necessários para receber as placas e outras peças do sistema de geração de energia. Ao todo, 882 placas serão instaladas nas duas estações. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estuda expandir o projeto para outras estações.

Blog

WordPress Lightbox
Open chat
1
Olá, tudo bem!
Em que podemos ajudar?