Quantas tomadas deve ter uma casa? Previsão de cargas

tomadaEsta pergunta é muito mais comum do que parece e não são todos os profissionais da eletricidade que realmente sabem responder essa pergunta, para responder essa pergunta devemos entender que a verdadeira pergunta que devemos fazer é: Qual a previsão de cargas de uma casa?

Entende-se por previsão de carga uma estimativa de todos os equipamentos elétricos que podem ser ligados na instalação assim que a mesma estiver operacional.

A quantidade de equipamentos elétricos que irá compor uma edificação pode o provavelmente irá sofrer alterações, relativos à tipo e quantidade, com o passar do tempo. No início podem haver poucos equipamentos e a medida que a necessidade solicitar outros equipamentos serão acrescentados. Quando é projetado, por exemplo, uma loja comercial genérica (que poderá ser usada para aluguel), não se tem dados concretos sobre o tipo de loja que esta edificação se tornará.

Caso se possua os dados sobre o tipo correto de edificação, um inventário com os equipamentos e as possíveis ampliações serão listadas de modo a compor o projeto elétrico, neste caso a edificação possuirá uma instalação mais de acordo com o que realmente vai ser instalado e ainda será possível deixar uma boa margem para uma futura ampliação.

A NBR 5410 – Instalações elétrica de baixa tensão, estabelece uma série de parâmetros e regras para elaboração de projetos de distribuição elétrica considerando locais e edificações destinadas a habitação e alguns itens devem ser observados.

Previsão de Cargas Tomadas

Devem ser previstas em função do cômodo e dos equipamentos que aí poderão ser ligados, tendo em vista os seguintes critérios:

  • Uma tomada para cada cômodo ou dependência de área igual ou inferior de 6m²;
  • Uma tomada para cada 5m de perímetro de cômodos ou dependências de área superior de 6m², exceto em banheiros, onde apenas uma tomada na altura média perto da pia dever ser obrigatoriamente prevista;
  • Uma tomada para cada 3,5m de perímetro de cozinhas ou copa (sendo que acima de cada bancada de 30cm, ou maior, deve ser prevista uma tomada);
  • Uma tomada em subsolos, sótãos, garagens e varandas;
  • Uma tomada junto ao lavatório, em banheiros.

Previsão de Cargas de Iluminação

  • Deve ser previsto pelo menos um ponto fixo no teto comandado por interruptor em cada cômodo ou dependência.
  • Observação: Em espaços de dimensões reduzidas e em locais de difícil acesso, tais como: Depósitos, dispensas, lavabos, varandas, sob escadas pode ser substituído o ponto no teto por ponto na parede
  • Como alternativa à NBR 5413 pode ser adotado o seguinte critério na determinação de cargas de iluminação:
  • Em cômodos com área igual ou inferior a 6m², deve ser prevista uma carga de no mínimo 100VA.
  • Em cômodos com área superior a 6m², deve ser acrescido 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.

Agora é possível saber quantas tomadas deve ter uma casa e mais que isso agora você sabe como chegou a esse valor e ainda melhor sabendo o quanto de potência de iluminação esta mesma casa necessitará.

Fonte: mundodaeletrica.com.br

Blog

Comentários

WordPress Lightbox
Open chat
1
Olá, tudo bem!
Em que podemos ajudar?
Powered by