O que é energia solar? Tudo o que você precisa saber.

Para você que busca sobre o que é energia solar para seu trabalho escolar ou quer entender mais sobre sua definição, tecnologias e benefícios, a EP Engenharia tem todas as informações que você precisa.

Qual a definição de energia solar?

Energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável, que utiliza o sol como fonte de energia e que pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

O conceito de Energia Solar é associado a energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte primária de energia. Após a luz do sol ser captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

especialista solar 2.0

Para que serve a energia solar?

A energia solar serve para diversas funções, pois utiliza o sol como fonte de energia, portanto é uma forma limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar como umas das fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.

Entre as utilizações da energia solar estão a geração de energia elétrica, o aquecimento de líquidos em residências, áreas rurais e em processos industriais, além da utilização da arquitetura bioclimática, trazendo maior aproveitamento da luz do sol em projetos arquitetônicos.

Qual é o potencial da energia solar?

A energia do sol é considerada como inesgotável do ponto de vista humano. O potencial da energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia.

Veja abaixo o potencial da energia solar em comparação com as outras fontes de energia. Nessa imagem, vemos o potencial anual das energias finitas e das energias alternativas, que são consideradas renováveis.

Como a energia solar pode ser aproveitada?

As alternativas de como a energia solar pode ser aproveitada são: quando utilizada de modo fotovoltaico ou térmico, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Assim, é possível aproveitá-la por meio da economia da conta de luz ou redução do uso de aparelhos elétricos. Desta forma, você evita desperdício e ajuda o meio ambiente.

A energia solar pode ser aproveitada ao máximo com uma boa alocação e manutenção do sistema que capta a energia, em áreas mais altas da propriedade onde há maior incidência de raios solares.

Saber como a energia solar pode ser aproveitada em todo seu potencial pode evitar grandes desperdícios, bem como garantir uma maior durabilidade para todo o sistema!

Como usar energia solar

Existem inúmeras formas de aproveitarmos a energia solar, permitindo utilizá-las para o desenvolvimento do nosso país. Assim, é possível explorar sua matriz energética de maneira sustentável, renovável e econômica para:

  1. Aquecimento de água;
  2. Geração fotovoltaica de energia elétrica;
  3. Iluminação pública;
  4. Sistemas de uso coletivo, tais como geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Além disso, é válido destacar que, embora nosso país possua um grande nível de insolação para a distribuição de energia solar, também possuímos regiões com menores índices. Entretanto, também é possível explorar o potencial energético nessas áreas, basta alcançarmos os incentivos necessários.

Quais as principais tecnologias de energia solar?

Existem as mais variadas formas de aproveitar a energia solar como uma fonte de energia renovável. As principais tecnologias utilizadas são Energia Solar Fotovoltaica, Energia Solar Térmica e Energia Heliotérmica.

Energia Solar Fotovoltaica

Energia fotovoltaica luz solar utilização das fontes de energia do sol

A energia fotovoltaica é hoje a fonte de energia limpa que mais cresce no mundo, e pode ser diretamente convertida em energia elétrica. Ela usa materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica (Energia solar elétrica).

A energia fotovoltaica existe a mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo. Para ela ser aproveitada para gerar energia elétrica para casas e empresas, as células fotovoltaicas (foto à direita) precisam ser montadas dentro de um painel solar visando proteção e durabilidade e por sua vez, este painel solar, será conectado em outros painéis em um sistema solar fotovoltaico.

O sistema solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares;
  • inversor solar;
  • sistema de fixação das placas solares;
  • cabeamentos;
  • conectores;
  • e outros materiais elétricos padrões.

Energia Solar Térmica

É uma forma de energia alternativa e, uma tecnologia, para o aproveitamento da energia solar para gerar energia térmica ou energia elétrica para uso na indústria e residências. A primeira instalação de equipamentos de energia solar térmica ocorreu no deserto do Saara, aproximadamente em 1910, quando um motor foi alimentado pelo vapor produzido através do aquecimento da água utilizando-se a luz solar.

Energia Solar Heliotérmica

Esta é uma outra forma de se utilizar o calor da energia solar para gerar energia elétrica. Na maioria das vezes utilizam-se concentradores, como espelhos, para focar a energia em um ponto específico, seja no topo de uma torre ou em um tubo a vácuo, para aquecer o líquido que há dentro e usar este líquido para gerar vapor e alimentar uma turbina elétrica a vapor.

Quais são os métodos de obtenção da energia solar?

Os métodos de obtenção da energia fotovoltaica são classificados em diretos ou indiretos e também podem ser classificados como passivos ou ativos.

Direto

Os métodos diretos, são os que precisam de apenas uma etapa para obter a energia do sol e transformá-la em energia que pode ser utilizada pelos homens. Exemplo: Energia Solar Fotovoltaica – a energia solar é obtida quando atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade.

Indireto

Os métodos indiretos, são os que precisam de duas ou mais etapas para converter a energia solar em energia utilizável por nós. Um bom exemplo de um método indireto é a energia heliotérmica onde a energia solar atinge os espelhos refletores que por sua vez concentram o calor em um tubo a vácuo por onde passa água e, esta, quanto tiver sido transformada em vapor alimentará uma turbina para gerar energia elétrica.

Sistema Passivos e Ativos de Energia Solar

Os sistemas passivos de energia solar são normalmente diretos (como uma estufa que transfere o calor do sol para o ar, mantendo o ambiente quente), já os sistemas ativos de energia solar, funcionam com o auxílio de dispositivos mecânicos para melhorar o desempenho da coleta da energia solar (como um tipo de sistema de aquecimento solar que utiliza uma bomba para forçar a circulação de água dentro do sistema).

Energia Solar é primária ou secundária?

A energia solar é uma energia primária, visto que não necessita ser transformada ou convertida para trabalhar. Ou seja, fontes de energia primárias consistem em toda forma de energia oriunda da natureza, como a luz do sol, sendo utilizadas de forma direta.

Ainda assim, elas apresentam facilidade em termos de consumo e manutenção, e contam com simples utilização para o desenvolvimento de diversos tipos de trabalho. Além desses benefícios, as fontes de energia primária, como a energia solar, não necessitam de outra alternativa para a sua geração energética. Por isso, seu custo benefício já sai na frente de muitas outras fontes, em virtude da economia e simplicidade no processo de produção de energia.

A produção de energia solar quando não tem sol

Os painéis funcionam em dias nublados e chuvosos, já que dependem da incidência dos raios violetas, e não do calor, assim, há energia solar quando não tem sol. A produção varia em dias cinzentos, mas não deixa de existir. À noite, não há captação, mas existem baterias para garantir armazenamento de energia.

Se o dia está chuvoso, nublado ou escuro não significa que não poderá utilizar energia solar quando não tem sol. Portanto, é importante destacar que a energia solar é captada através da incidência dos raios ultravioleta, e não a partir do calor do sol, operando de forma reduzida, mas ainda assim em funcionamento.

Desta forma, faz-se necessário o auxílio de um profissional que estime a média de insolação da região onde será feita a instalação, além da capacidade energética. Assim, será possível descobrir o nível de insolação e evitar um baixo desempenho em dias nublados ou chuvosos, já que o cálculo será feito através da posição do sol, índice solar durante o ano e duração do dia.

Neste sentido, com a ajuda de painéis solares fotovoltaicos de qualidade é possível garantir a eficiência dos geradores mesmo quando não há incidência do sol, pois a carga gerada é suficiente. Entretanto, o mesmo não acontece durante a noite, já que o sistema fotovoltaico não é capaz de gerar energia quando não existe luminosidade diferente para isso, sendo necessária a utilização de eletricidade pela distribuidora.

Ainda assim, a energia solar é uma das alternativas mais econômicas e sustentáveis no mercado hoje em dia, contando com uma instalação simples e manutenção mínima. Para isso, você pode simular o custo de instalação de um sistema solar, basta entrar no nosso simulador da EP Engenharia e verificar de forma rápida e prática. Desta maneira, você avalia o custo médio do seu projeto fotovoltaico de instalação, quantidade de painéis, geração anual de energia solar, área necessária para a instalação e o peso médio por m² de placa solar instalada.

Principais benefícios da energia solar

Benefícios da Energia Solar Para o Meio Ambiente:

Sistemas de energia solar utilizam energia limpa e pura do sol. A instalação de painéis solares em sua casa ou empresa ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a nossa dependência dos combustíveis fósseis como o petróleo.

Exemplo:

-Um sistema fotovoltaico padrão de 6kWp vai evitar a emissão de gases poluentes durante toda a sua vida útil de 30 anos, equivalente a plantar árvores em 10 campos de futebol inteiros!

-Este mesmo sistema economizaria água de 6 piscinas olímpicas em comparação com uma hidrelétrica.

-Economia de 79 toneladas de carvão queimado.

-Economia de 500.000km rodados com gasolina.

Benefícios da Energia Solar Para o Nosso Bolso:

A energia solar é uma excelente forma de economizar dinheiro! Isso mesmo, quem utiliza energia solar térmica, fotovoltaica ou mesmo iluminação natural economizara milhares de reais (R$) todos os anos.

Exemplo: um sistema fotovoltaico de 6kWp economizará para o seu dono por volta de R$ 250.000,00 ao longo de 30 anos de sua vida útil. Sim, o investimento inicial é alto, porém a quantidade de dinheiro que o sistema vai lhe economizar ao longo de sua vida útil mais que compensa este investimento.

Energia Solar

Comentários

WordPress Lightbox
Open chat
1
Olá, tudo bem!
Em que podemos ajudar?
Powered by